Você sabe quem é quem na obra?

Back to Blog

Você sabe quem é quem na obra?

Compartilhe

A construção civil é um dos setores que mais cresce no país e no mundo. A estruturação de empreendimentos requer a participação de vários profissionais, que cada um tem sua função importantíssima na execução da obra.

Mas será que você sabe quais são esses profissionais?

Arquiteto e urbanista

Estes profissionais projetam e bolam os espaços físicos nas obras. Para projetar e organizar esses locais, o arquiteto leva em consideração as necessidades de quem irá utilizar o espaço em questão, aspectos sociais, demográficos, ambientais, técnicos, culturais e econômicos.

Engenheiro Civil

É o profissional responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil. O profissional de engenharia civil atua em todos os estágios de uma construção. Ele também é responsável pela execução e coordenação das equipes de trabalho, verificando a questão dos custos, prazos e padrões de segurança/qualidade.

Mestre de Obras

É quem fiscaliza e supervisiona todas as etapas da obra, do seu início até que ela esteja concluída. O mestre de obras realiza o controle de materiais e equipamentos, distribui as tarefas, forma equipes e acompanha o trabalho de outros colaboradores. Realiza também o controle de qualidade dos serviços executados, monta todo o cronograma da obra, deve ler e interpretar as plantas, analisar viabilidade e projetos com engenheiros e arquitetos, observa normas de SSO e garante que empregados utilizem os EPIs necessários. Em resumo o mestre de obras tem por função coordenar a obra.

Apontador de Obras

Estes profissionais realizam levantamentos diários no canteiro de obras.

São alguns destes: Fiscalizar o registro de ponto dos operadores, informar a área administrativa sobre questões de alimentação, transporte, vestuário, uso de EPIs, gerenciar a presença de visitantes/fornecedores no canteiro de obras, Fiscalizar o uso dos equipamentos de segurança, relatórios de controles diversos.

Pedreiro

Este profissional tem o conhecimento para exercer todas as etapas de execução de uma obra de construção civil. Geralmente realiza trabalhos com alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por esquemas, desenhos e especificações feitos por engenheiros e arquitetos.

Técnico em Construção Civil

Este profissional orienta e analisa as atividades, processos e equipes no canteiro de obras, além de trabalhar em pesquisas e serviços como de instalação e manutenção em obras.

Armador

O Armador é responsável por fazer a montagem de armações e estruturas de concreto/aço em obras, aplicar pilares, vigas e lajes e de conferir materiais.

Servente ou Ajudante de Obra

Estes profissionais são responsáveis por tarefas acessórias na obra. Podem ser elas:

  • Preparo do canteiro de obras, da massa de concreto;
  • Limpeza e compactação dos solos;
  • Demolição de edificações;
  • Verificação dos equipamentos e materiais da construção civil;
  • Realiza a carga, descarga e transporte de materiais ;
  • Escavação de valas e fossas;
  • Abertura de sulcos em pisos e paredes;
  • Auxiliar o pedreiro quando necessário.

Carpinteiro

É o profissional que trabalha com o madeiramento. Ele difere do marceneiro, já que o marceneiro é apto na criação e reforma de móveis.

O carpinteiro é responsável por montar e desmontar as formas de madeira utilizadas para concretagem dos blocos de fundação e demais elementos estruturais. Além disso, ele é responsável por criar estruturas provisórias da obra, como escadas, guarda-corpos, tapumes, etc.

Pintor

Ele realiza pintura das superfícies internas e externas das construções em obras civis.

Gesseiro

Este profissional geralmente tem seu papel na obra na etapa de revestimentos e acabamentos. Dentre suas atribuições estão:  Revestir tetos e paredes, Montar paredes divisórias com blocos ou painéis de gesso, Fabricar e recompor peças, placas e superfícies de gesso e  rebaixar tetos com placas de painéis e gesso.

Engenheiro Eletricista

Esse é o profissional é quem planeja os sistemas para gerar, transmitir e distribuir elétrica para que ela seja segura.

O engenheiro elétrico projeta os circuitos elétricos necessários para a construção e define os materiais a serem utilizados.

Eletricista

O eletricista projeta, executa e realiza manutenção das instalações elétricas de maneira geral na obra. Ele ainda pode testar a segurança das máquinas e equipamentos elétricos assim como Realizar a manutenção destes.

Encanador

Esse profissional colocará em prática tudo aquilo que foi projetado pelo arquiteto no projeto hidráulico. A instalação e a manutenção de água potável, esgoto e drenagem em sistemas de encanamento são feitas por ele.

O encanador está presente desde o início da obra, para fazer o ponto de água.

Vidraceiro

Esse profissional realiza corte, lapidação, furação e a instalação em vidro comum ou temperado. Na obra, o vidraceiro entra na fase final de acabamento.

O vidraceiro também pode indicar problemas em vidros já instalados e fazer a manutenção. Além disso, ele deve orientar sobre a melhor forma de cuidar e manusear esse material.

Soldador

Dependendo do tipo de obra, é necessário a contratação de soldadores para as estruturas metálicas.

Terceiros

São os contratados para realizarem serviços pontuais (durante determinado tempo) nas obras, como por exemplo a colocação de dutos de ventilação e ar condicionados, fiação de computadores, colocação drywall, sistema de tratamento de esgoto, fundações, montadores de estruturas de apoio como envelopamento de fachadas com redes de proteção, estruturas metálicas de andaimes, montagem de elevador de cremalheira, montagem de guindaste, colocação de bandejas de proteção, empresas de jardinagem e paisagismo e muitos outros que dependendo do tipo de obra são necessários para realização da mesma.

 

Você conhecia todas as profissões que estão por trás dos sucessos nas obras?

São muitos os profissionais brilhantes por trás das edificações.

Quer conhecer mais, ficar informado e ainda ficar por dentro de nossas promoções?

Siga nossas paginas.


Compartilhe
Back to Blog