Casos de Covid-19 nos canteiros permanecem em queda

Back to Blog

Casos de Covid-19 nos canteiros permanecem em queda

Compartilhe

Pela segunda semana consecutiva, os casos confirmados de Covid-19 nos canteiros de São Paulo atingiram o menor patamar da série histórica. Entre 26 de agosto e 1º de setembro, 0,01% do total de trabalhadores das obras paulistas testaram positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). No período de 19 a 25 de agosto, esse número estava em 0,03%. Além disso, as suspeitas de contaminação passaram de 0,16% para 0,06% no mesmo intervalo de tempo. Os dados integram a pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, divulgada pelo SindusCon-SP e pelo Seconci-SP.

O levantamento destaca também que pela sétima semana seguida não houve registro de óbitos. Além disso, pelo sexto estudo consecutivo permanece zerado o número de trabalhadores em internação hospitalar. Os dados positivos foram comemorados por Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP. Porém, ambos concordam que ainda não é possível deixar de lado as medidas preventivas.

“O vírus ainda tem alto nível de circulação e a maioria da população ainda não tomou a segunda dose da vacina. Os protocolos sanitários devem continuar sendo seguidos rigidamente e as empresas precisam estimular continuamente seus trabalhadores e familiares a se vacinarem, inclusive os adolescentes”, destacam.

Detalhes da pesquisa

Nesta edição da pesquisa foram ouvidas 50 empresas, que estão executando 590 obras e são responsáveis por 39.592 empregos diretos ou terceirizados. No período analisado, 98% das equipes permanecem ativas e 100% das construtoras afirmaram manter a medição de temperatura e estimular a higienização frequente das mãos dos trabalhadores. Além disso, 98% orientam os seus profissionais sobre o procedimento de higienização dos EPIs; 94% oferecem máscaras para serem usadas tanto na obra quanto no transporte até o canteiro; 88% divulgam entre suas equipes os materiais informativos do SindusCon-SP e do Seconci-SP; e 83% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Para participar das próximas edições da pesquisa, os interessados devem enviar e-mail para: pesquisacovid-19@seconci-sp.org.br. A entidade entrará em contato para inclusão da empresa na enquete (com garantia de sigilo das informações).

Fonte: AECweb – Vinícius Veloso

Compartilhe
Back to Blog