Bombas ou motobombas, para que servem?

Back to Blog

Bombas ou motobombas, para que servem?

Compartilhe

As Bombas horizontais e Motobombas são utilizadas para o bombeamento de fluidos na construção civil, estações de tratamento de agua, estações de tratamento de esgotos, industrias, hotéis e shopping centers.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BOMBAS HORIZONTAIS E MOTOBOMBAS SUBMERSÍVEIS?

As motobombas submersíveis ou submersas tem como característica o fato de estarem dentro da agua ou fluido bombeado e trabalharem sempre com pressão positiva de sucção, facilitando a drenagem.

As motobombas horizontais tem como característica o fato de serem instaladas fora do fluido bombeado.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MOTOBOMBAS?

Existem vários tipos de motobombas. Elas podem ser autoescorvantes, centrífugas, diafragma, periféricas e submersas. Cada tipo de motobomba tem uma aplicação especifica para solucionar o problema com os resultados esperados.

As motobombas são acionadas por motores elétricos, diesel ou a gasolina, de acordo com seu projeto, tipo e modelo.

QUAIS AS FUNÇÕES DE UMA BOMBA?

As bombas tem a função de movimentar fluidos em sistemas de resfriamento, transporte de fluidos, transporte de água em várias instalações (Esgoto, água limpa, com lama, com lodo, entre outros). Também é possível utilizá-las nos mais variados locais e em ramos de atividades como em indústrias, comércios, empresas de infraestrutura, saneamento, obras públicas e ainda conter inundações em diversos locais, ocorridas por motivos de causa natural ou não.

As bombas também são muito utilizadas para recalque de fluidos ou agua entre os níveis inferior e superior como encher caixas d’água, poços e etc.

COM QUAIS TIPOS DE BOMBAS A FORMEQ TRABALHA?

A Formeq Rental trabalha com a locação de bombas elétricas submersiveis e motobombas escorvantes a combustão.

A seguir, explicamos mais sobre estes tipos de bombas.

BOMBA ELÉTRICA SUBMERSÍVEL OU SUBMERSA

Como o próprio nome diz, são equipamentos utilizados submersos, dentro do fluido a ser bombeado. As características e modelos de motobombas elétricas submersíveis, fazem delas equipamentos versáteis, se adaptando as mais variadas necessidades. Os modelos de bombas submersíveis geralmente são:

  • Motobomba de média pressão: São utilizadas em locais com altura media de 15 a 20 metros.
  • Motobomba de alta pressão: São utilizadas para o recalque à alturas superiores, podendo variar de 20 a 100 mca. Metros de Coluna de Agua.
  • Motobomba Lameira: Consegue bombear lama diluída em água;
  • Motobomba para Esgoto: São capazes de bombear gorduras diluídas na agua;

MOTOBOMBAS ESCORVANTES A COMBUSTÃO

São equipamentos com motores externos a combustão, possuem a característica de terem uma mangueira de sucção com crivo ou válvula de pé na ponta (para facilitar a escorva), e a mangueira de descarga.

Estas bombas podem ser:

  • Escorvantes: Tem a necessidade de ser escorvada (Retirada do ar da mangueira). Com a rotação do motor, o vácuo é gerado e assim a bomba é escorvada e começa a sucção e o bombeamento.
  • Autoescorvantes: Possuem bomba à vácuo acoplada que tem capacidade de tirar ar existente no sistema e efetuar bombeamento

Estes equipamentos são autônomos, ou seja, não necessitam de fonte de energia externa para funcionamento.

CUIDADOS NA HORA DE ALUGAR

As motobombas elétricas submersíveis são equipamentos projetados para funcionar durante muitas horas sem a necessidade de manutenção, mas para isto, devem ser dimensionadas de forma correta.

Um técnico deve ser chamado para uma visita onde ele possa entender a necessidade e oferecer equipamento com melhor custo benefício.

As motobombas a combustão necessitam manutenção preventiva periódica visando a substituição do óleo do motor e filtros.

A Formeq Rental conta com uma equipe de engenharia especializada, pronta para estudar a melhor maneira de solucionar o seu problema com rapidez, agilidade e comprometimento. Oferecemos todo o suporte que você precisa.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e colegas da área.


Compartilhe
Back to Blog