Vai pintar sua casa? Formeq dá a dica!

Back to Blog

Vai pintar sua casa? Formeq dá a dica!

Compartilhe

Fim do ano chegou e nada como dar aquele “tcham” na casa não é mesmo?

Tem gente que prefere contratar um profissional da área para cuidar da manutenção do seu lar, tem gente que prefere fazer por conta própria, tem gente para todos os gostos.

Se a escolha é arriscar fazer aquela pintura na casa sozinho, a Formeq te dá algumas dicas para você colocar a mão na massa.

 

1 – NA HORA DE ESCOLHER UMA TINTA, ESCOLHA COM CAUTELA

Quem nunca se apaixonou por uma cor de tinta no catálogo, mas, na hora de pintar, viu que não era bem aquilo que queria?! Para evitar surpresas e gastos desnecessários, a recomendação é comprar antes, uma quantidade menor, para ver se a cor é aquela que você realmente esperava. Algumas marcas oferecem blister de amostra para teste.

Outro ponto é saber o tipo de tinta a ser utilizada, conforme abaixo:

  • TINTA LÁTEX PVA
    Solução muito utilizada na pintura de parede e teto, a tinta látex PVA deve ser empregada somente em ambientes internos (com exceção de áreas molhadas). Fácil de aplicar e com rápida secagem, o produto não exala odores fortes e é solúvel na água. Paredes ou tetos que recebem a tinta látex devem ser higienizadas com pano úmido. A limpeza deve ser feita delicadamente, pois movimentos bruscos estragam o acabamento.
    Além do produto padrão, existem as versões “Premium” e “Standard”, que podem ser especificadas para paredes externas, como fachadas.
  • TINTA ACRÍLICA
    As tintas acrílicas fazem parte da família de tintas látex, mas se diferenciam pelo tipo de resina empregada. Enquanto as de PVA recebem o acetato de polivinila, as acrílicas são à base de resina acrílica. Esse componente é responsável por torná-las mais resistentes, permitindo seu uso em áreas externas e molhadas. Solúvel em água e impermeável, chega na cor desejada com menor quantidade de demãos por ter uma melhor cobertura.
    É, ainda, resistente ao mofo e tem rápida secagem. No entanto, seu cheiro é mais forte em relação a látex PVA.
    O mercado também oferece a tinta acrílica “Econômica”, indicada somente para usos internos.
  • TINTA EPÓXI
    Não solúvel na água (diluída em solventes) e sintética, a tinta epóxi tem como características principais a durabilidade e a resistência. Com isso, é ideal para locais com níveis elevados de umidade ou com presença de água, substâncias químicas e elementos abrasivos. Pode ser especificada para a pintura de parede, pisos de garagens e superfícies de empreendimentos comerciais ou industriais. Há, ainda, a tinta epóxi à base d’água, que apresenta ótima aderência em superfícies mais lisas, sendo assim utilizada na pintura de azulejos ou de pastilhas cerâmicas.
  • TINTA SUPERLAVÁVEL
    A tinta super lavável é um produto acrílico solúvel em água. Após sua aplicação, resulta num filme resistente, com visual acetinado e que evita a aderência da sujeira, além de repelir líquidos (não mancha facilmente). Tais propriedades a tornam muito interessante para ambientes que precisam ser lavados com frequência, como cozinhas ou espaços que recebem crianças.
    A superfície com a tinta super lavável é higienizada com água e detergente neutro – mistura aplicada com o uso de uma esponja macia.
  • TINTA INODORA
    Ideal para reformas rápidas em que os ocupantes da edificação não podem ficar fora por muito tempo, a tinta inodora perde o cheiro característico após três horas de sua aplicação. Com secagem rápida e desenvolvida à base de água, oferece acabamento com visual acetinado ou fosco.
  • ESMALTE SINTÉTICO
    O esmalte sintético não deve ser aplicado sobre superfícies de alvenaria ou gesso. Caso isso aconteça, o acabamento tende a criar bolhas e a descascar com o passar do tempo. É indicado para madeira ou ferro, e cria uma camada protetora sobre esses materiais. Está disponível em modelos à base d’água ou solvente, com a diferença de que o primeiro tem secagem rápida e o seu cheiro não é tão forte. Com resistência elevada, pode ser utilizado em ambientes internos ou expostos a intempéries nas áreas externas.
  • PRODUTOS PARA MADEIRA
    Além do esmalte sintético, na madeira são utilizados o verniz, o stain e as tintas a óleo. Todos esses produtos têm capacidade de proteger a superfície, evitando o surgimento de trincas ou rachaduras e reduzindo o risco de envelhecimento precoce, deterioração ou desbotamento. Caso a superfície esteja em uma área externa, é recomendado o uso de vernizes que tenham filtro solar ou, então, de esmaltes do tipo “Premium”.
    A escolha do produto precisa considerar critérios estéticos e técnicos, pois nem sempre a solução visualmente mais agradável será capaz de oferecer a proteção necessária e vice-versa.

 

2 – PROTEJA O AMBIENTE QUE SERÁ PINTADO

Pintar a casa não pode estar relacionado a sujeira ou estragos, por isso é bom estar preparado. A melhor opção para proteger o chão é o papelão ou plástico (lona).

Uma outra dica importante é proteger as dobradiças da porta, para que o pigmento não prejudique seu funcionamento. Um pouco de vaselina líquida ajuda que a tinta não grude. Rodapés podem ser protegidos com fita crepe, enquanto maçanetas podem ficar seguras com papel alumínio.

 

3 – USE OS EQUIPAMENTOS CORRETOS

Para a realização de pintura são necessários os seguintes materiais: tinta, bandeja, rolo, pincel.

Os pincéis são ótimos aliados para realizar a pintura em cantos e rodapés. Já o rolo é o “mestre da obra”. Uma dica é testar o peso do rolo: quanto mais leve, menos você vai cansar.

 

04 – UTILIZE EPI’S

Para garantir a sua segurança é de suma importância utilizar Epi’s. Estes devem ser: luvas, óculos e máscara de proteção.

O objetivo é evitar respingos nos olhos e inalação de poeira. Uma dica também é ao realizar a pintura, utilizar roupas mais velhas ou selecionar peças para este tipo de atividade, já que é difícil realizar um serviço de pintura e não respingar pigmento na roupa.

 

05 – PREPARE A PAREDE

Para receber a tinta, as paredes precisam estar limpas e lavadas, com as imperfeições corrigidas e a superfície nivelada. Imperfeições como por exemplo, buracos causados por furos, umidade e até descascamento de camadas, podem ser cobertos por massa corrida ou acrílica. E a lavagem pode ser com água, sabão ou produtos contra fungos e impermeabilizantes.

Dica: Experimente utilizar nossa lixadeira de teto e parede com aspirador de pó, o serviço rende muito e suja pouco.

 

6 – PARA PINTURAS EM LOCAIS ALTOS, NÃO SUBA NA CADEIRA!

Para pintura em locais mais altos, não use a cadeira! Este ato pode causar acidentes. Para garantir a segurança e eficiência do trabalho, utilize escadas ou dependendo da altura, é possível utilizar andaimes.

A Formeq Rental trabalha com a locação de escadas e andaimes da melhor qualidade. Consulte-nos para mais informações.

 

07 – E MÃO NA MASSA!

Agora que você já organizou tudo o que precisa e está com a segurança adequada, é hora de colocar a mão na massa e seguir com a pintura da sua casa.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos.


Compartilhe
Back to Blog