Limpeza pós-obra – Dicas de como fazer
Sabemos que obras e reformas podem causar bastante sujeira após a finalização do trabalho.
A limpeza é a parte final onde, poeira, entulhos, resíduos e respingos de tintas ou cimento precisam ser removidos.
Para esta etapa é possível considerar duas opções: Realizar a contratação de uma empresa especializada nesta modalidade, ou, fazer você mesmo.
A limpeza pós-obra geralmente requer o uso de produtos ou equipamentos diferentes dos usados no cotidiano doméstico, devido a manchas de resíduos de difícil remoção. No caso da escolha da segunda opção é preciso ter muito cuidado da administração destes produtos e o ideal é que a limpeza seja realizada com luvas, óculos, máscara de segurança e sapatos ou botas hiperemiáveis (EPI’s), o que vai garantir a sua proteção.
PRIMEIROS PASSOS
O ideal é que de início seja retirado o “grosso” que são os entulhos, restos de materiais, entre outros. Na sequência, aconselha-se fazer a limpeza dos pontos altos como do teto, paredes, janelas e luminárias.
Após a limpeza desses pontos, aspirar e uma boa lavagem dos cômodos com água e sabão é eficaz, pois posterior a isto, será possível visualizar com clareza se houve o acumulo de manchas causados por materiais.
Dependendo da situação pode-se fazer necessário a utilização de maquinas de lavar pisos (lava jato) inclusive em paredes e estruturas, importante dimensionar um equipamento com pressão correta para evitar elevado consumo água ou danificar estruturas por ser equipamento muito forte. Existe ainda máquinas que lavam e aspiram pisos finalizados, utilizando sabão e produtos específicos.
Para esse tipo de limpeza, a Formeq Rental aluga as lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e escadas no caso de necessidade de limpeza em locais muito alto.
MANCHAS DE TINTA
Após a lavagem, será possível ter uma visão ampla das marcas de resíduos que ficaram. No caso das manchas de tinta, você pode utilizar os removedores de tinta, encontrados em lojas especializadas. Antes da utilização, não deixe de checar se o removedor escolhido é adequado ao seu revestimento, assim evitando que se cause manchas ainda maiores no piso. Uma espátula pode ser muito útil.
Aplique o produto apenas na área manchada. Caso deseje, é possível misturar o produto com água e sabão neutro, assim ele se torna menos agressivo.
Se a tinta utilizada na pintura for a base de água, não é necessário aplicar o produto, basta esfregar a mancha com um pano úmido.
XI, SUJOU A PAREDE?
Caso alguma parede recém-pintada suje com as movimentações comuns de fim de obra, utilize somente um pano umedecido com água para limpar, sem a utilização de produtos químicos que pode se causar danos no tingimento.
VIDROS E JANELAS
Para que as janelas e vidros fiquem bem limpos, comece a limpeza pelos vidros a partir dos cantos, onde normalmente ficam acumulados os resíduos. Se a janela for do material alumínio, não utilize produtos ácidos, pois eles irão manchar a superfície. Opte por água e detergente neutro.
POEIRA
Com a lavagem realizada inicialmente, boa parte do pó se foi, porém quando você vai ver os moveis, é inevitável o acumulo de pó. Neste caso, a Formeq Rental trabalha com o aspirador de pós industrial (Recomendado para limpeza pós obra) e também com a Extratora, que é super eficiente na limpeza de tapetes, estofados e etc.
Para remover a poeira dos móveis em madeira por exemplo, um pano úmido com água é suficiente.
LUSTRES E ESPELHOS
No caso de os espelhos e lustres serem manchados com tinta látex, o ideal é limpá-los apenas com um pano molhado em água. Já a tinta esmalte precisa de produtos específicos de remoção. Se for só pó, o ideal é usar um pano úmido com algum produto especifico para este tipo de modalidade.
Após esta limpeza, sua casa ou apartamento estará um brinco e pronto para você poder curtir os novos cômodos.
Está pensando em reformar e busca uma empresa que atende a todas as fazes da obra?
Fale com a gente, a Formeq tem os equipamentos de qual você precisa.