Compactação de solo: etapa chave na sua obra!

Back to Blog

Compactação de solo: etapa chave na sua obra!

Compartilhe

A etapa de compactação de solo em um obra, serve para a redução dos espaços vazios no solo através da aplicação de pressão, impacto ou vibração. Com essa diminuição dos vazios do solo, espera-se uma redução da variação dos teores de umidade, da compressibilidade e da permeabilidade e um aumento da resistência ao cisalhamento e à erosão.

Esses fatores ajudam a manter a construção, seja ela qual for, de forma estável e principalmente sem desabamentos devido a grandes variações no volume do solo.

 TIPOS DE COMPACTAÇÃO DE SOLO

Compactação Estática

É aquela onde os instrumentos utilizam apenas o peso próprio para realizar a compactação. Vale destacar que a profundidade máxima de influência desse tipo de compactação é cerca de 10 cm.

Compactação Vibratória

Genericamente são os métodos de compactação no qual os instrumentos utilizados além do próprio peso, utilizam sistemas vibratórios proporcionando impactos ao solo.

TIPOS DE EQUIPAMENTOS PARA COMPACTAÇÃO

Compactadores de Percussão

Também conhecido como sapo, sapinho, soquete e compactador de percussão é um equipamento utilizado para compactar ou adensar a terra, areia, cascalho, saibro e outros materiais granulares que servem como bases para pisos. Pode ser elétrico ou a combustão.

Rolos Compactadores

Exemplos de compactação estática, é indicado na compactação de asfalto, recapeamento asfáltico, e compactação de solos em geral como brita, areia, cascalho, bases e sub-bases. Os modelos podem ser de vários tipos, mas, se dividem em rolos tripulados, não tripulados ou manuais.

Placas Compactadoras/Vibratórias

Exemplo de compactação vibratória, são utilizadas para trabalhos em vias de asfalto, preparação de solos, assentamento de “bloquetes” intertravados em pisos e calçamentos. São mais leves e seu impacto sobre o solo é menor, por isso é recomendada para compactação de pouca profundidade e melhor acabamento.

A compactação do solo é um passo essencial nas obras de engenharia civil e para cada tipo de solo e cada tipo de obra, um tipo de compactação é a ideal.

A Formeq Rental trabalha com os equipamentos ideais para garantir que todas as etapas de sua obra sejam executadas com eficiência e qualidade.

Procure nossos vendedores e se informe.


Compartilhe
Back to Blog