Como usar o compactador de solo

Back to Blog

Como usar o compactador de solo

Compartilhe

O compactador de solo, também conhecido como sapo, sapinho, soquete e compactador de percussão é um equipamento utilizado para compactar ou adensar a terra, areia, cascalho, saibro e outros materiais granulares que servem como bases para pisos.

O compactador de solo é bastante necessário na primeira fase da obra, já que é essencial preparar o terreno que deve receber fundações, aterros meios-fios, oleodutos, valas, além da estrutura de tubos de instalação de água e esgoto.

Podemos citar dois tipos, o compactador de solo (a combustão ou elétrico) e a placa vibratória a gasolina, com as diferenças a seguir:

  • Compactador de solo elétrico: geralmente utilizado em espaços confinados (onde não pode existir emissão de gases, gerados pelo motor a combustão) e locais que necessitam menor barulho.
  • Compactador de solo a gasolina: é o mais procurado e utilizado nas obras, devido a sua versatilidade.
  • Placas vibratórias: também são movidas a gasolina, são utilizadas para trabalhos em vias de asfalto, preparação de solos, assentamento de “bloquetes” intertravados em pisos e calçamentos. São mais leves e seu impacto sobre o solo é menor, por isso é recomendada para compactação de pouca profundidade e melhor acabamento.

Ainda há também os rolos compactadores, que são aqueles veículos mais robustos, porém muito eficientes e seguros. Movidos a gasolina, são ideais para pavimentação de longa distância, devido a sua agilidade.

FUNCIONAMENTO DO COMPACTADOR DE SOLO

O compactador de solo é um equipamento ágil e sua operação é simples, porém exige-se alguma experiência e firmeza nas mãos. O ideal é que esse tipo de máquina seja sempre operado por alguém qualificado, sendo que sua operação obedece a duas normas distintas: a NR-18 e a NR-12.

Uma vez que o compactador esteja no canteiro de obras é hora de preparar o terreno para sua utilização.

O primeiro passo é retirar das proximidades toda e qualquer coisa que possa atrapalhar a operação ou ficar no caminho do compactador de solo. Levante e posicione o compactador de solo em local nivelado do terreno, para evitar que ele escape das mãos do operador ou caia. Fique atento para não compactar superfícies pontiagudas, que podem causar danos ao equipamento.

Antes de ligar, verifique o óleo da percussão e seu nível, e abasteça com gasolina apenas com o motor desligado. Observe os tipos de solo a serem compactados e evite passar por cima de asfalto, blocos ou calçadas de pedra.

Outra dica importante é que se o solo está muito seco, a compactação não será possível, deve-se umedecer levemente o solo, facilita a compactação e reduz emissão de poeira. Siga essas instruções e bom trabalho!

REGRAS PARA OPERAÇÃO SEGURA

O motor deste compactador deve ser bem ventilado. Para evitar danificar seriamente o equipamento ou causar ferimentos ao operador NUNCA opere o compactador em área fechada ou estreita onde a ventilação pode ser deficiente.

  • Reabasteça SEMPRE em área bem ventilada afastada de fontes de faísca ou chamas.
  • Seja SEMPRE bastante cuidadoso ao trabalhar com líquidos inflamáveis. Antes de reabastecer desligue o motor e deixe-o esfriar.

Certifique-se de que o operador esteja utilizando todos os EPI´s.

Para iniciar a operação (ligar equipamento), siga os passos abaixo:

1 – Abra o fornecimento de combustível “torneirinha” existente em alguns modelos;

2 – Verifique se o botão de OFF/ON está na posição ON (existente em alguns modelos);

3 – Se o equipamento estiver “frio” e em repouso a algum tempo, acione o “afogador” (em alguns modelos) colocando esta alavanca na posição à direita. Não esquecer de voltar a posição à esquerda assim que ligar o equipamento. Se manter o afogador ligado, o equipamento vai sobreaquecer e após algum tempo vai desligar;

4 – Verifique se o acelerador não está acionado em velocidade máxima, reduza o acelerador ao máximo para evitar o equipamento pular ao ser ligado;

5 – Para facilitar a partida, puxar a corda de partida algumas vezes de forma suave, visando enrolar todo sistema de partida facilitando e otimizando a partida a ser realizada em seguida. Ao puxar a corda não o faça com bruteza e força e sim com constância no movimento;

6 – Após segurar o equipamento na posição correta (pelo guidão), acelere suavemente até atingir a força e velocidade necessária para realização das atividades;

7 – Para desligar o equipamento, feche o combustível (torneirinha em alguns modelos) e espere o motor desligar, isto facilita muito a próxima partida do equipamento;

  • NUNCA opere o compactador em local com atmosfera explosiva ou próximo a materiais combustíveis, pois pode ocorrer uma explosão e causar ferimentos graves ou fatais.
  • NÃO fume ao redor ou nas imediações do equipamento. Vapores aquecidos ou gasolina espirrada sobre as partes quentes do motor podem entrar em combustão.
  • Não encha o tanque até a entrada do filtro, pois há perigo de vazamento de combustível.
  • Desligue o compactador ao deixá-lo desacompanhado.
  • Mantenha sempre este equipamento em boas condições de uso.
  • Antes de reabastecer ou de colocar óleo e de fazer manutenção SEMPRE desligue o motor.
  • NUNCA faça o equipamento funcionar sem o filtro de ar, pois o equipamento pode ser seriamente danificado.
  • Para evitar mau funcionamento do carburador faça SEMPRE manutenção periódica do filtro de ar.
  • Antes de dar partida ao motor verifique SEMPRE se não há parafusos soltos.
  • Certifique-se SEMPRE de que antes de utilizar o compactador o operador esteja familiarizado com os cuidados de segurança e técnicas de operação apropriadas.
  • Armazene SEMPRE o equipamento de maneira adequada, longe do alcance de crianças e em local limpo e seco.
  • NÃO opere este equipamento se suas proteções não estiverem no local e instaladas adequadamente.
  • Mantenha sempre pessoas inexperientes e não autorizadas afastadas deste equipamento.
  • O equipamento estará sem garantias se for modificado sem autorização.
  • Não jogue NUNCA água sobre o motor.

 

Assista ao vídeo onde demonstramos como ligar e operar um compactador de solo com segurança.

Link do vídeo nas redes sociais: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6803708688029892608

Precisa alugar um compactador? A Formeq resolve!

Compartilhe estas dicas com os seus amigos e colegas da área.

 

 

 


Compartilhe
Back to Blog