Como funciona um vibrador de concreto e qual a sua importância

Back to Blog

Como funciona um vibrador de concreto e qual a sua importância

Compartilhe

O vibrador de concreto serve para o adensamento de concreto e é um equipamento muito utilizado na construção civil. Sua principal função é garantir que as estruturas de concreto não tenham bolhas, espaços vazios ou excesso de água, problemas estes, que podem acarretar a desestruturação e qualidade da obra.

Como ele funciona?

O equipamento é imerso no concreto ainda fresco, ao ligá-lo ele transfere impulsos de vibrações através do mecanismo de pêndulo excêntrico.  Ele é composto por uma fonte de energia, que pode ser um motor elétrico, pneumático ou de combustão interna, e por um eixo flexível, chamado de mangueira. Possui uma cabeça vibrante, chamada de agulha, que pode ter seção transversal circular (Que é a mais comum) chamado vibrador de imersão e tem bitolas diferentes, visando encaixe nas malhas metálicas, ou de outros formatos como exemplo o moto-vibrador externo, popularmente conhecido como “carrapato”, que é fixado a forma metálica com a mesma função de adensamento.

Por que utilizar um vibrador de concreto?

A vibração ou adensamento do concreto deve ser realizada para garantir a qualidade da estrutura, mais durabilidade e assegurar que a mistura de concreto não fique desigual.  Além disso, ele proporciona mais aderência e densidade ao concreto, diminuindo assim a variação de volume e a diminuição das chances do aparecimento de rachaduras ou outros problemas que podem ser ocasionados na estrutura após a secagem do mesmo.

Alguns cuidados a se tomar no adensamento de concreto:

– O equipamento de vibração deve ser ligado e desligado fora da massa de concreto, evitando-se a diferença brusca de movimentação da massa.

– Durante e logo após o lançamento, o concreto deve ser vibrado, tendo-se o cuidado de não usar o vibrador para espalhar concreto.

– A vibração do concreto deve ser feita contínua e energicamente, da maneira mais padronizada possível.

– Evitar ao máximo encostar a agulha do vibrador na armadura, pois a vibração da barra pode gerar vazios em sua volta, prejudicando sua aderência ao concreto, especialmente em concreto de alta resistência.

– Deve-se ter cuidado com o excesso de vibração, que pode causar a separação dos elementos do concreto. Quando a superfície está lisa, brilhante e não há o aparecimento de bolhas de ar, é o momento de parar o adensamento.

Lembre-se o adensamento do concreto é uma das etapas mais importantes da concretagem. Se malfeita, pode desencadear o aparecimento de trincas e até comprometimento da peça ou serviço, por isso precisa ser feita por profissionais capacitados.

Agora que você já sabe a importância de um vibrador de concreto, para que ele serve, como usá-lo e os cuidados que se deve tomar ao manuseá-lo, não perca mais tempo! Alugue o vibrador de concreto com a Formeq.

Entre em contato conosco, retiramos todas as suas dúvidas.


Compartilhe
Back to Blog