Como usar a Betoneira

Back to Blog

Como usar a Betoneira

Compartilhe

A Betoneira, conhecida também como misturadora de concreto é um equipamento utilizado nas obras, reformas e construções para misturar o concreto ou cimento para diversos fins e aplicações. Facilita a operação exigindo o mínimo de esforço humano.

Existem diferentes modelos e tamanhos de betoneiras, entre elas a mais usada nas obras é a de 400 litros, ela produz em média 160 litros de concreto o equivalente a 01 traço de massa. A máquina é formada pelas seguintes partes: tambor, setor basculante, pás de mistura, cremalheira e pinhão, o pinhão do volante, o volante, chassi reforçado, braço reforçado, pedal e rodas, casinha do motor e um recipiente cilíndrico que se faz girar com a força transmitida por um motor elétrico ou à combustão (geralmente utilizado onde não se tem energia elétrica disponível). Hoje existem normas de segurança e os equipamentos devem possuir dispositivos de proteção aos usuários como proteção de cremalheira, botão de emergência, entre outros.

Saber como utilizar uma betoneira e realizar a preparação correta do concreto ou cimento é importantíssimo na obra. É nela que se coloca água, areia, cimento e agregados para a formação do concreto.

Para te ajudar, abaixo vamos dar boas dicas para a utilização do equipamento.

COMO PREPARAR O CONCRETO UTILIZANDO A BETONEIRA

O primeiro passo é certificar-se que o operador está utilizando todos os equipamentos de segurança (Epi’s), como óculos, luvas, capacetes e outros.

O segundo passo é verificar sua fiação, se está tudo correto ou se os fios estão em bom estado, pois a descarga elétrica deste equipamento é uma das principais causas de acidentes ligados a este tipo de equipamento.

INSERÇÃO DOS INGREDIENTES

O primeiro passo para iniciar o carregamento da Betoneira é ligá-la e fazer com ela sempre girando.

De fato, não existem regras específicas para ordem de inserção dos materiais na betoneira. Na verdade, isso dependerá do tipo de mistura necessária para o serviço. O “traço” como é chamado o tipo de mistura, consiste na proporção de cimento, areia ou brita.

A Betoneira de 400L é a mais utilizada pois sua capacidade é de 1 traço comum de produção. A unidade de medida mais usada popularmente é a lata de 18 Litros, para a areia e a pedra brita.

Abaixo damos exemplo de alguns tipos “traços” de mistura que podem ser utilizadas:

  • Para base de fundações e contra piso (concreto magro) = 1 saco cimento / 08 latas e ½ de areia / 11 latas e ½ de pedra / 02 latas de água. Rendimento = 14 latas ou 0,25 metros cúbicos.
  • Para Concreto de fundações = 1 saco de cimento / 05 latas de areia / 6 latas e ½ de pedra / 1 lata e ½ de água. Rendimento=9 latas ou 0,16 metros cúbicos.
  • Para Concreto para pisos = 1 saco de cimento / 04 latas de areia / 6 latas de pedra / 1 lata e ½ de água. Rendimento=08 latas ou 0,14 metros cúbicos.
  • Para Concreto para pilares, vigas, vergas, lajes e produção de pré-moldados em geral = 1 saco de cimento / 04 latas de areia / 5 latas e 1/2 de pedra / 1 lata e 1/4 de água. Rendimento=08 latas ou 0,14 metros cúbicos.

Para agilizar o carregamento da betoneira, algumas obras que necessitam produção, fazem caixotes de madeira com alças para carga e descarga com as quantidades cúbicas equivalentes à mistura necessária, visando agilizar o carregamento da betoneira.

Sempre após o uso da Betoneira evitar ao máximo não deixar a mistura secar dentro da cuba, para limpeza simples e eficiente, ligá-la com um pouco de brita e de água para que a limpeza seja feita de forma simples e otimizada, preparando o equipamento para uso no próximo dia de trabalho.

Precisando alugar uma betoneira, revisada e de qualidade para garantir a rapidez da sua obra com segurança e tranquilidade? A Formeq resolve, faça já seu orçamento no nosso site.

 


Compartilhe
Back to Blog