Você conhece todas as fases da obra? Formeq Explica
Saber todos os passo a passo de uma obra é de suma importância. Este entendimento te permite realizar um orçamento preciso, um cronograma adequado, entendendo tudo o que é necessário para o sucesso da sua construção.
Abaixo, resumimos as fases da obra e a importância de cada uma.
PREPARAÇÃO DO TERRENO
Algumas obras necessitam preparação do terreno, como cortes e ajustes nas cotas, movimentação e compactação de terra a fim de, adequar o espaço ao projeto a ser executado.
FUNDAÇÃO
O início de uma obra assim que ela sai do papel, é a fundação. Basicamente, a fundação é a estrutura que serve para sustentar a edificação no terreno. Uma vez que a fundação não é feita corretamente, toda a edificação pode ficar comprometida.
O tipo de fundação a ser feita, depende do solo e qual será o projeto a ser executado.
Abaixo os tipos de fundações que podem ser realizados:
- Fundações rasas ou diretas – Quando não é necessário grande profundidade de escavação, geralmente até 3m.
- Fundações indiretas ou profundas – Quando é necessário grandes escavações de solo, sendo necessário o uso de máquinas especificas e materiais adequados.
Em residências, podemos citar fundações dos tipos: Radier, Baldrames e Sapatas, Brocas, Pilares, etc.
ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO
Após as fundações estarem devidamente ancoradas, inicia-se a partir delas as estruturas de sustentação que darão forma a toda a construção. Nesta parte da obra são colocadas as vigas e pilares e em alguns tipos de obras esta função é realizada pelo bloco estrutural. Podem ser Metálicas, Concreto Armado, blocos estruturais ou até mesmo de materiais sustentáveis como madeira ou bambu, tudo vai depender do tipo de construção e projeto a ser realizado.
LAJE/PISOS
É a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas, e assim por diante.
Para dar sustentação à laje durante a construção, o mais utilizado são as tábuas de madeira ou formas metálicas fixadas por escoras de madeira ou metálicas.
Os tipos de lajes mais comuns são: pré-moldada ou treliçada, maciça com concreto armado, protendida, nervurada ou alveolar. Escolher a melhor opção dependerá de cada tipo de construção.
VEDAÇÃO / ALVENARIA
Dentre os principais estágios da obra, está a vedação. A vedação é a realização de paredes que podem ser feitas de diversos materiais como concreto, tijolos, blocos estruturais, dry-wall, placas de concreto armado, gesso, vidro, policarbonato ou madeira.
A alvenaria pode ser:
- Convencional: feita com concreto armado e tem como função primordial a vedação com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares.
- Estrutural: estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Ela utiliza medidas padrão dos elementos construtivos, que podem ser blocos de concreto, tendo como função a vedação e a estrutura.
COBERTURA
A cobertura (telhado) ou laje faz parte da estrutura que dá sustentação à uma casa por exemplo e, por isso, a sua instalação e construção devem seguir rigorosamente o projeto estrutural. É muito importante que a cobertura funcione perfeitamente, para evitar goteiras e outros prejuízos.
- O telhado pode ser exposto ou embutido e usar telhas de cerâmica, fibrocimento, concreto, ecológica, PVC, entre outros materiais. Verifique o melhor custo benefício dentro das possibilidades mais adequadas para sua obra.
ESQUADRIAS: PORTAS E JANELAS
Nesta fase é implantada as portas e janelas na edificação. É de suma importância que a escolha dos modelos sejam estudados detalhadamente para se adequar a cada ambiente e estilo.
REVESTIMENTOS
Os revestimentos em uma obra é a fase em que há a colocação de pisos e pintura. É um elemento importante na construção.
No revestimento dos pisos é necessário fazer contra piso, que é uma camada de argamassa, com cerca de 2 a 5 cm de espessura que serve para corrigir imperfeições na superfície e serve como uma preparação do piso para receber o revestimento.
O mercado oferece vários tipos de revestimentos para piso, sendo eles:
- Porcelanato;
- Cerâmica;
- Pedras naturais;
- Piso de madeira;
- Pastilhas;
- Cimento queimado;
- Ladrilhos hidráulicos;
INSTALAÇÕES
A fase de instalações consiste na colocação dos itens que devem ficar dentro das paredes, onde deverão passar a rede elétrica e hidráulica.
Além de cabos e canos, é a hora de instalar o quadro de distribuição de energia, conexões e fios. As tomadas, torneiras e as lâmpadas virão só depois, no acabamento.
Se o projeto incluir um sistema de gás e ar-condicionado, essa é a hora de instalar a estrutura interna para a colocação deles (canos e furos). Assim, não será necessário quebrar as paredes depois.
PINTURA
A pintura já é a fase de acabamento da obra. Ela deverá ser feita na parte interna e externa, ajudando a decorar e proteger as paredes.
INSTALAÇÃO DE LOUÇAS E METAIS
As louças e metais são uma etapa também muito importante na obra e consiste na instalação das torneiras e pias, sanitário e etc.
Na hora de escolher os materiais não deixe a qualidade de lado. Ao contrário de peças de mobiliário como cadeiras e sofás, as peças sanitárias tendem a ser trocadas a cada 10 anos. Isso significa que não é algo que você precisará investir novamente num futuro tão próximo. Ou seja, não economize tanto neste momento.
Antes de comprar, confira se o metal e a louça são fáceis de usar, avalie a empunhadura da torneira, verifique se as medidas estão de acordo com o projeto e se a pressão de água atende às suas necessidades.
LIMPEZA
A etapa de limpeza é um passo imprescindível pós obra, pois garante que o imóvel seja entregue prontinho para sua mudança.
A limpeza pode ser feita com equipamentos: lavadoras de alta pressão, aspirador de pó, extratora e outros;
A Formeq Rental trabalha com uma linha variada de equipamentos que atendem a todos os estágios da obra. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite o seu orçamento.