Problemas mais comuns nas obras.

Back to Blog

Problemas mais comuns nas obras.

Compartilhe

Você sabe quais são os problemas mais comuns que podem acontecer em uma obra? A Formeq te explica!

Alguns problemas são super comuns nas obras de construção civil. Dentre eles estão: falha no planejamento, controle de suprimentos, erro do processo de orçamento, erros na execução da obra, condições climáticas e não cumprimento das normas.

 Falha no planejamento

Começamos falando sobre a importância do planejamento da obra, pois um dos principais erros pelos profissionais da construção civil é realizar o planejamento escasso ou inadequado.

A primeira dica e mais importante para se ter sucesso em uma obra, é planejar, planejar e planejar.

Faça o escopo das atividades a serem executadas, mão de obra que devem ser utilizadas, insumos complexos, insumos básicos, estudos sobre terreno e clima, possíveis imprevistos e prazos que devem ser estabelecidos para cada coisa.

Com essas informações você será capaz de criar um orçamento de obra, bem como o esboço de um cronograma de obras.

 Controle de suprimentos

Uma obra para ser executada, é necessário uma variedade de materiais. Estes materiais devem sempre estar disponíveis para que a obra funcione e siga o cronograma estipulado.

É de suma importância que o estoque esteja vigorosamente organizado e em total alinhamento com o setor de suprimentos da obra, pois assim, é garantido que os colaboradores possam ter os insumos necessários para desempenhar suas funções.

A falta dos materiais e insumos necessários pode causar aumento de custos, ociosidade de funcionários e até atraso ou paralização da obra.

Uma dica é planejar as fases da obra e já programar com fornecedores e com antecedência, a fim de evitar urgências e custos adicionais.

Erro do processo de orçamento

Estudos apontam que empresas do ramo da construção civil sofrem com pelo menos 22% de diferença em média a mais dos valores passados no orçamento inicial. Isto indica que pode não acontecer uma atenção devida no processo de orçamento, com isso a empresa acaba gastando mais que o previsto, podendo ter até prejuízos no final da obra.

Desequilíbrios no mercado como: alta nos preços de materiais e mão de obra regional mais caras, são também imprevistos que devem ser considerados na hora de elaborar o orçamento. Alguns estudos e profissionais sugerem que o mais adequado é contar com um acréscimo de 15% no orçamento final destinado à cobertura de possíveis problemas e imprevistos.

Erro na execução da obra:

É comum que nas obras hajam erros ligados aos seguintes fatores:

  • Funcionário mal qualificado
  • Falta de comunicação
  • Não seguir corretamente o projeto
  • Desperdício de materiais
  • Sair do planejamento
  • Desorganização, falta de acompanhamento e execução nos processos

 

É responsabilidade de todos os engenheiros, arquitetos, gestores, mestres e encarregados envolvidos que verifiquem com exatidão as informações ou serviço realizado.

Para lidar com todos estes problemas, é preciso estar sempre revisando os projetos, planejamentos e processos, contar com uma equipe alinhada e estruturada, ter um ótimo controle de suprimentos e fornecer aos funcionários a capacitação assim como controlar o seguimento das normas estabelecidas para construção civil.

Condições climáticas

Saber ao certo quando vai chover e se programar para isto, nem sempre é possível. Mas, é recomendado antes de iniciar uma obra em um local, que seja realizado um estudo pluviométrico. Este tipo de estudo permite descobrir quais lugares apresentam maior incidência de chuva no período analisado.

Havendo uma previsão de chuva, o responsável pela obra pode remanejar as atividades ou realocar atividades para locais cobertos, impedindo assim que a obra pare e ocasione atrasos futuros.

Estas situações podem ser previstas durante a fase de mapeamento de riscos durante o planejamento do projeto. Assim, pode-se criar um plano de contingências para tal situação e já ter isso previsto no cronograma.

Não cumprimento das normas regulamentadoras

Não utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), descumprir as normas de segurança em um canteiro de obras e falta de supervisão de um profissional são algumas atitudes que podem resultar em acidentes de trabalho.

Os acidentes mais comuns na construção civil são: quedas em altura, cortes e lacerações causados por ferramentas, lesões por esforços repetitivos e exposições a altos ruídos.

Para evitar esses problemas, certifique de contratar uma mão de obra capacitada. Siga todas as normas estipuladas e mantenha uma supervisão de um profissional habilitado para isso.

E você, conhecia os problemas relatados ou já passou por outros problemas na obra no seu cotidiano? Conte para nós!


Compartilhe
Back to Blog