Você sabe quais são os principais equipamentos necessários em uma obra? Formeq Explica

Back to Blog

Você sabe quais são os principais equipamentos necessários em uma obra? Formeq Explica

Compartilhe

Para que se cumpra o prazo estabelecido para termino de uma obra, um dos fatores que estão dentre os essenciais é a utilização de equipamentos de qualidade e modernos.

Cada tipo de obra exige determinados tipos de equipamentos para sua realização, alguns bem específicos.

Como a compra de todos os equipamentos necessários para uma construção requerem um orçamento bem mais alto, a locação dos itens se torna algo mais viável e eficaz para manter o bom funcionamento e produtividade da obra.

Entre outras vantagens estão: manutenção preventiva dos equipamentos realizados pela locadora, entrega e retirada também podem ser realizadas pela empresa, treinamento e capacitação para operação das máquinas, equipamentos sempre revisados e em condições plenas de uso e operação e a variedade de equipamentos suprindo diversas necessidades.

Você conhece a lista de equipamentos necessários e mais locados geralmente para obras? Abaixo listamos os de uso comum e que podemos disponibilizar para locação em vossa obra:

1 – ANDAIME
Usado para realização de trabalhamos em alturas. Para a utilização com segurança, é importante que o operário esteja seguindo as normas de segurança e utilizando os devidos Epis.

Veja mais em: SAIBA MAIS SOBRE O ANDAIME TUBULAR / NR35

 

2 – BETONEIRA
Este equipamento é responsável por misturar boa parte do concreto e cimento utilizado na obra. Facilita a operação exigindo o mínimo de esforço humano. Por ser utilizado em praticamente todas as etapas da obra. Ter a betoneira disponível, é fundamental para garantir um melhor aproveitamento dos materiais evitando o máximo de desperdício de matéria.

Veja mais em: COMO USAR A BETONEIRA 

 

3 – COMPACTADOR DE SOLO
Também chamado de “Sapo”, é um equipamento bastante usado para compactação do solo, requerido muito no primeiro estágio da obra.

Para saber mais do compactador acesse o artigo: COMO USAR O COMPACTADOR DE SOLO 

4 – GERADOR DE ENERGIA
Os geradores são utilizados para converter energia mecânica, solar e eólica em energia elétrica. Este equipamento é indispensável, principalmente, quando nas áreas em que as condições de energia são ausentes ou mínimas.

5 – BOMBA SUBMERSA (SUBMERSÍVEL)
Responsáveis por recalcar e movimentar água de um local para o outro, nas obras, sua principal função é de drenar água de fundos de valas, poços, fundos de elevador, etc.

Conheça mais sobre as bombas em: BOMBAS OU MOTOBOMBAS, PARA QUE SERVEM 

6 – MARTELETES
Também chamado de martelo, possuem vários tamanhos e servem as mais variadas atividades, de acordo com tamanho e modelo específicos, desde perfurar ou romper o concreto, descascar alvenarias, demolir colunas de concreto, vigas, pisos, abrir canaletas, perfurar concreto asfáltico entre outros. É um equipamento de bastante potência e eficiente na perfuração.

7 – FERRAMENTAS DE CORTE
As ferramentas de corte são equipamentos que facilitam o trabalho e diminuem o esforço na realização de cortes, em madeira, alvenaria, ferragens, etc. Dentre as ferramentas de corte algumas listamos abaixo:

  • Policorte;
  • Serra mármore;
  • Serra de bancada;
  • Cortadora de pisos;
  • Cortadora de parede;
  • Serras circulares;
  • Esmerilhadeiras;
  • Serra tico tico;

8 – FURADEIRAS
Usada tanto para reparos domésticos como para serviços mais pesados, a furadeira é um equipamento bastante utilizado pelos profissionais.
Existem diversos modelos disponíveis no mercado, mas a furadeira de impacto, por trabalhar com rotação (giro) e a função martelete (impacto), é a mais indicada para obras e reformas. Muito importante dimensionar o tamanho do furo com o tipo do equipamento.

9 – NÍVEL A LASER
Esta é uma ferramenta usada para marcações e medições de níveis e alinhamento de pontos através de um laser. O objetivo é que as paredes, pisos, tetos e forros fiquem devidamente nivelados e com acabamento perfeito.

10 – LAVADORA DE ALTA PRESSÃO
Também conhecidas como lava jato, são bem eficientes na hora da limpeza pesada, retirando do ambiente toda a sujeira de pisos, piscinas, grades, carros, entre outros. Em obras são bastante utilizadas nos “lava-rodas” evitando que os caminhões ao transitarem pela obra, sujem as ruas.

A Formeq Rental dispõe de uma ampla linha de equipamentos para todos os estágios da obra.

Para saber mais entre em contato conosco.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e colegas da área.


Compartilhe
Back to Blog